© 2019 Construção Enxuta

  • Ícone preto do Facebook
  • Ícone preto do Instagram
  • nerozanotti

Kanban na prática

KANBAN – Significa “cartão” ou “sinalização”. É um conceito relacionado com a utilização de sinais visuais para indicar quando é necessário abastecer um estoque ou iniciar uma atividade. A utilização de um sistema Kanban permite um controle instantâneo da produção com informações sobre quando, quanto e o que produzir de maneira muito rápida e visual. Ou quando e quanto o estoque deve ser abastecido.


Por exemplo, é possível montar um sistema de abastecimento automatizado de estoque de cimento com o Kanban. Também dá para utilizar o kanban para sinalizar que uma verificação de projeto foi concluída e este ja pode ser emitido.


Em outros posts explicarei em detalhes o Kanban e seus mais diversos. Então, vamos para prática!?


Em uma obra de saneamento básico que tinha várias equipes de produção e montagem de adutoras de aço, o Kanban ajudou a reduzir drasticamente a movimentação dos trabalhadores. Como isso foi possível? Simples, o abastecimento do estoque de consumíveis de solda foi automatizado.


No inicio era assim: pelo menos uma pessoa tinha que se deslocar até o almoxarifado, que ficava em outro canteiro (muitas vezes bem longe da frente), para buscar os consumíveis. Estes trabalhadores, durante o tempo de deslocamento, não podiam produzir na frente de serviço, impactando a produção. Algumas frentes tinham até trabalhadores que só faziam isso.


Imagine 25 frentes de serviço cada uma com um trabalhador gastando 6 horas por semana em média para ir ao almoxarifado buscar recursos??? São 150 horas por semana desperdiçadas!!!


Então veio o Kanban para otimizar o sistema. Para sinalizar que o estoque deveria ser abastecido, instalamos cartões T coloridos. Como estes da figura abaixo:



As cores era somente verde, para estoque cheio, e vermelho para necessidade de abastecimento. A equipe da frente de serviço virava o cartão para vermelho sempre que queria encher o estoque de algum consumirem de solda. Caso não precisasse, mantinha o cartão verde.


Um caminhão baú servia como almoxarifado ambulante. Ele passava todos os dias na frente de serviço e olhava o Kanban. Caso visse algum sinal vermelho, abastecia o estoque daquele item. Assim, nenhum trabalhador precisava deixar a frente de serviço para buscar material.


Veja como é simples, aqui esta uma foto da caixa estoque e dos cartões da frente do Vanderlei.


Depois de um tempo, os cartões T foram abolidos. Como fazer um Kanban sem cartão T? É possível? Sim, contarei nos próximos posts. Contarei também como o Kanban virou um aplicativo de celular.


Fique ligado no site!


#construçãoenxuta #leanconstruction #obra #contrucao #engenharia #kanban




56 visualizações